A dúvida
16/02/2009
Papéis Amarelos
27/02/2009

Castro Camera e seu legado

images1seanAinda estou procurando as palavras mais apropriadas para falar sobre Sean Pen e Harvey Milk.

 Que homem é aquele na pele de Sean Pean? Será a encarnação do próprio  Harvey? Não sei como a persongem e o ator confundem-se dessa forma. O autor se desnuda, fecha os olhos e entra no personagem e você , cheio de pudores, esquece-se do que deixa de ser ficção.

Eu não quis acreditar que seria o Sean Pen. Mas não foi somente por conta dos beijos afetuosos. Quando Sean – ou não sei se era Milk-,  fecha os olhos, o beijo parece tão real que atordoa de tanta sinceridade. Ele se despiu de si e deixou-se encantar por Milk.

Milk é um grande filme. Não pelo apelo a causa gay, mas pelo retrato do homem simples que emoldurou a vida do “Castro district”.  Ademais, sua luta atingiu os quatro cantos dos EUA. E como uma febre, uma doença , contaminou várias vidas.  O que devemos a este homem?

Em seu discurso , suas palavras não tinham o improviso da falta de assunto. Suas palavras repetiam princípios  basilares, constituintes da própria constituição americana; dos preceitos norteadores da revolução francesa, esculpidos ao pé da estátua da liberdade e dos princípios fundamentadores da declaração dos direitos humanos. Nada de novo , nada além do já conquistado. No entanto, Harvey Milk consegui mais. Foi além da sua pequenz de homem gay e tornou-se um político- na pura acepção da palavra, pois representou seu povo- de grande imponência e importância.

O que devemos a ele?

– É muito mais do que uma simples foto da imagem que sua camera poderia captar. É a linguagem do retrato do homem que expandia-se além da impressão do papel. É alguém que ao longo dos seus 50 anos de vida soube fazer algo que pudesse se orgulhar”.

Vale a pena ver o novo filme de Harvey Milk,  perdão:  Sean Pen.

2 Comentários

  1. Jose Antonio disse:

    Só um homem corajoso como Sean Pen pode representar a ternura.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *