FUNDAÇÃO CULTURAL MONSENHOR CHAVES-FCMC/THE-PI DIVULGA RESULTADO DO CONCURSO LITERÁRIO NOVOS AUTORES 2009

Onde está minha sabedoria?( Where’s my Wisdom?)
28/02/2010
A Single Man e Seu Direito de Amar pra sempre
17/03/2010

FUNDAÇÃO CULTURAL MONSENHOR CHAVES-FCMC/THE-PI DIVULGA RESULTADO DO CONCURSO LITERÁRIO NOVOS AUTORES 2009

Depois de vários meses de análise minuciosa, a Coordenação de Editoração e Literatura da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves divulga o resultado do Concurso Novos Autores Edição 2009 e o Concurso de Contos Cidade de Teresina. No total, foram 14 obras contempladas pelos dois concursos.

O Concurso Literário Novos Autores – Prêmio Cidade de Teresina- contempla os talentos com a publicação de suas produções nas categorias Pesquisa Histórica sobre a Realidade Piauiense, Ficção, Poesia, Peça Teatral e Literatura Infantil.

Na categoria Pesquisa Histórica, o primeiro lugar ficou com a obra “Entre vaqueiros e fidalgos: Sociedade, política e educação no Piauí (1820-1850)”, de Marcelo de Sousa Neto. O segundo lugar foi “Desafiando o olhar de medusa: A modernização e os discursos modernizadores em Teresina nas duas primeiras décadas do século XX”, de Pedro Pio Fontineles Filho. O terceiro foi “A morte pelo olhar do poeta: Uma trajetória entre a vida e a morte no início do século XX em Teresina”, de Nercinda Pessoa da Silva Brito.

Na categoria Ficção, o primeiro colocado foi “História de finado Félix”, de Antonio de Pádua Oliveira da Silva. O segundo foi “Adeus a aleto”, de Roberto Muniz Dias, seguido de “Cavalgadas”, de Danielle Tocantins Moura Costa.

A categoria Poesia contemplou a obra “Passeio público”, de Ricardo dos Santos Batista, em primeiro lugar, seguido de “Objetos cortantes e outros brinquedos”, de Shenna Luíssa Motta Rocha.

As melhores obras na categoria Peça Teatral foram: “A viagem da mochila”, de Jean Pessoa do Nascimento. O segundo lugar ficou com “Meu nome é João Penúvem” de Lorena Campelo e Marina Marques.

A categoria Literatura Infantil premiou a obra “A palafita andante”, de Alexandre Gomes de Carvalho, em primeiro lugar, seguido de “O verdadeiro amigo”, de Deivison de Sousa Santos, e “O roubo do vento”, de Emanuely Silva Costa.

As obras classificadas em primeiro lugar em cada categoria terão publicados 1 mil exemplares pela Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves. Os segundos e terceiros classificados de cada categoria serão outorgados menção honrosa.

O Concurso de Contos Cidade de Teresina premiou apenas uma obra: “Memórias das dores”, de Glauber dos Santos Teixeira. O prêmio atribuído pelo Concurso será de R$ 1.000,00 e publicação do trabalho na Revista “Cadernos de Teresina” edição de nº. 43.

Os autores que se inscreveram nos concursos têm 60 dias a partir da divulgação do resultado para buscar suas obras junto a coordenação.

CATEGORIA PESQUISA HISTÓRICA:

1º Lugar: Obra: Entre vaqueiros e fidalgos: Sociedade, política e educação no Piauí (1820-1850) Autor: Marcelo de Sousa Neto

2º Lugar: Obra: Desafiando o olhar de medusa: A modernização e os discurso modernizadores em Teresina nas duas primeiras décadas do século XX. Autor: Pedro Pio Fontineles Filho

3º Lugar: Obra: A morte pelo olhar do poeta: Uma trajetória entre a vida e a morte no início do século XX em Teresina. Autora: Nercinda Pessoa da Silva Brito

Confira o resultado completo

CATEGORIA FICÇÃO:

1º Lugar: Obra: História de finado Félix. Autor: Antonio de Pádua Oliveira da Silva

2º Lugar: Adeus a aleto. Autor: Roberto Muniz Dias

(http://www.clubedeautores.com.br/book/12643–ADEUS_A_ALETO)

3º Lugar: Cavalgadas. Autora: Danielle Tocantins Moura Costa

Obras citadas: O resgate de Penélope, de Karolline Maria dos Santos Paiva, e Tudo ao seu tempo, de Ana Maria Oliveira Cunha

CATEGORIA POESIA:

1º Lugar: Obra: Passeio público. Autor: Ricardo dos Santos Batista

2º Lugar: Obra: Objetos cortantes e outros brinquedos. Autor: Shenna Luíssa Motta Rocha

Obras citadas: Conde do sol e lobotomia, de Isaque de Moura Gonçalves Neto, Meia faces de Lilin, de Elizabeth Carvalho Medeiros e Bicho home, de Rafael de Sousa Franco

CATEGORIA PEÇA TEATRAL:

1º Lugar: Obra: A viagem da mochila. Autor: Jean Pessoa do Nascimento

2º Lugar: Obra: Meu nome é João Penúvem. Autor: Lorena Campelo e Marina Marques

CATEGORIA LITERATURA INFANTIL

1º Lugar: Obra: A palafita andante. Autor: Alexandre Gomes de Carvalho

2º Lugar: Obra: O verdadeiro amigo. Autor: Deivison de Sousa Santos

3º Lugar: Obra: O roubo do vento. Autora: Emanuely Silva Costa

RESULTADO DO CONCURSO DE CONTOS CIDADE DE TERESINA EDIÇÃO/2009

1º Lugar: Memórias das dores – de Glauber dos Santos Teixeira

NÃO HOUVE PREMIAÇÃO PARA SEGUNDO E TERCEIRO LUGARES.

5 Comentários

  1. Cleyson Gomes disse:

    Olá! Deixo aqui meu rastro para todos que desejarem trocar ideias sobre poesia.

    http://www.saladapoeticalia.blogspot.com

  2. Deivison de Sousa Santos disse:

    olá

  3. Deivison de Sousa Santos disse:

    ler é uma convicção de idéias e pensamentos….
    LER TAMBÉM É UM EXERCÍCIO!!!!!!!!!!!

  4. Deivison de Sousa Santos disse:

    Oi fiquei em segundo lugar no concurso novos autores na categoria literatura infantil. tenho 14 anos

  5. Deivison de sousa santos disse:

    Olá leitores! tenho projetos para esse ano quero lançar meu livro só preciso de patrocínio qualquer coisa liguem 86 95035169 Ah meu orkut é deivisondesousa@ig.com e o msn é deivison-xd@live.com tchau pessoal…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *