PRÊMIO EDUCANDO PARA O RESPEITO À DIVERSIDADE SEXUAL

Onde está a revolução?
26/02/2017
EXPERIENTIA – O teatro de Roberto Muniz Dias
13/03/2017

PRÊMIO EDUCANDO PARA O RESPEITO À DIVERSIDADE SEXUAL

 

 

O Prêmio Educando para o Respeito à Diversidade Sexual tem por objetivo reconhecer, valorizar e incentivar a promoção do respeito à diversidade sexual no ambiente educacional no Brasil.

 

Organizado pelo Instituto Brasileiro de Diversidade Sexual (IBDSEX), em parceria com o Grupo Dignidade e outras organizações, a terceira edição do Prêmio selecionou 11 iniciativas a serem homenageadas. A Premiação este ano faz parte das comemorações dos 25 anos do Grupo Dignidade, a primeira ONG LGBTI* do Paraná. Para tanto, a entrega do Prêmio ocorrerá durante evento especial de comemoração do aniversário do Grupo, a ser realizado na Sociedade Thalia em Curitiba, na noite do dia 17 de março, com mais de 300 participantes.

 

A Comissão Julgadora que selecionou as iniciativas vencedoras foi composta por David Harrad, presidente do IBDSEX; Profa. Dra. Araci Asinelli da Luz; Prof. Dr. Sérgio Junqueira; Profa. Marise Félix; e Prof. Dr. Toni Reis.

 

As 11 iniciativas selecionadas são:

 

– A princesa e a Costureira (publicação); Janaína Leslão; Guarujá-SP

– Entre Migalhas e Direitos (publicação); Fabrício Marcelo Vijales; Nova Hamburgo-RS

– Festival das Diversidades do Coletivo LGBT Prisma UFABC; Coletivo LGBT Prisma da Universidade – Federal do ABC; São Bernardo do Campo e Santo André-SP

– Histórias de Maria: Escola (publicação); Paula Regina Costa Ribeiro, Joanalira Magalhães e Juliana Rizza; Rio Grande-RS

– LEDi – Laboratório de Estudos em Educação e Diversidade (projeto pedagógico); Colégio Pedro II; Rio de Janeiro-RJ

– Longe Demais das Capitais: Distâncias e Desigualdades (tese); Eliana Teresinha Quartiero; Porto Alegre-RS

– O preconceito contra diversidade sexual e de gênero em escolas públicas de ensino médio brasileiras (dissertação); Juliana Ledur Stucky; Porto Alegre-RS

Projeto Literatura e Diversidade Sexual (projeto no ensino médio); Roberto Muniz Dias; Brasília-DF

– Uso do nome social nas escolas do Paraná (política pública); Secretaria de Estado da Educação do Paraná; Curitiba-PR

– Visibilidade Trans / Coisa da Laysa; Laysa Machado; São José dos Pinhais-PR

– Vozes da Igualdade (produção audiovisual); Anis – Instituto de Bioética; Brasília-DF

 

Também foram concedidas duas menções honrosas:

– Amar é o verbo que rima com Paz (publicação); Ana Carolina Eiras Coelho Soares; Goiânia/GO

– O avanço no reconhecimento legal dos direitos LGBT (estudo); Cristiano Sousa, Jéssica Maranho, Kamila Silva, Simone Adams e Tarcila Garcia; Curitiba-PR

 

Os/as premiados/as receberão o Troféu Educando para o Respeito à Diversidade Sexual e respectivo certificado, bem como um pin comemorativo.

 

Esta edição do Prêmio está contando com o apoio das seguintes organizações: Ministério da Educação – Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão; Ministério da Saúde – Departamento de IST, Aids e Hepatites Virais;  Secretaria Especial de Direitos Humanos do Ministério da Justiça e Cidadania;  Secretaria de Estado da Educação do Paraná; UNAIDS – Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids; UNESCO – Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura; UNICEF – Fundo das Nações Unidas para a Infância; Organização dos Estados Ibero-Americanos; Conselho Federal de Serviço Social; Universidade Federal do Paraná; Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Paraná; Gilead Sciences Farmacêutica do Brasil Ltda.; ABGLT – Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais; Aliança Nacional LGBTI; Centro Paranaense da Cidadania; Todo Mejora (Chile); GayLatino.

 

O Prêmio foi idealizado pela GALE** – Aliança Global para Educação LGBT, uma comunidade internacional de aprendizagem para educadores/as que visa promover a inclusão plena de pessoas que são prejudicadas por causa de sua orientação sexual ou identidade de gênero, identificando, aprimorando e compartilhando conhecimentos especializados na área da educação.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *